top of page
  • Foto do escritorSara Brunelli

Talvez você não use a tendência do marrom - e tudo bem!

Não é novidade que o marrom está marcando presença nas lojas, passarelas e nas ruas. É a tendência do momento - junto com outras várias, afinal, 2022 já haha. Mas oh, a ideia desse conteúdo é te falar mais sobre essa cor, afinal, a gente segue uma ideia bem firme aqui: nem toda tendência é pra gente. Sair comprando e vestindo tudo bagunça muito nosso estilo, nosso cartão de crédito, guarda-roupa e planeta!


Então continua aqui pra ver um monte de curiosidade e entender se vale arriscar nessa cor.


Um papo sobre a cor


O marrom é aquela cor da segurança, da seriedade. É real a cor mais detestada do mundo, por homens e mulheres. Tadinho, eu amo! haha Ela traz uma ideia mais conservadora também, e é conhecida como "cor de velho" - mas a gente precisa parar de usar o termo velho na moda como se fosse algo ruim, né? Já deu.


Outro ponto: tudo isso aí depende muito do marrom que a gente tá falando e dele combinado com outras cores. Qualquer analisa pura de uma cor, sem pensar todo o contexto dela, fica rasa e falha.


Marrom é o novo preto?


Vamos pensar que sim e que não? Porque assim, o preto representa uma deia de básico, forte, certo, coringa, né? Aquele famoso pretinho básico. Mas cada vez mais faz sentido pensar o-novo-preto de acordo com o estilo de cada pessoa. O pink pode ser o novo preto, o laranja, o verde, o marrom: depende de quem tá usando!


Gosto sempre de falar que uma cor só por ser neutra não significa que é a opção mais fácil. Muita gente acha cinza sem graça, por exemplo, e tudo bem! Muita gente acha o marrom meio morto, tudo bem também. Ele não é o novo nada: ele é o marrom, que pode ser o básico-certo de muita gente - e pode não passar nem perto disso pra mais um tanto.


Então o primeiro passo já é pensar: o que é o meu preto? Preto mesmo? Branco? Verde? Azul? Ou marrom? Fica melhor, mais fácil e não pressiona ninguém a ver uma cor x como uma necessidade ou expectativa.


Testei e amei!


A regra de quase toda tendência é essa mesma: testar! Se brilhou seu olho pelo menos um pouquinho vale visitar loja e montar look no provador, pedir emprestado pra uma amiga que você sabe que tem ou mesmo alugar (alô Não Tenho Roupa). Mas assim, recomendo muuuito o teste antes da compra, principalmente nessas tendências mais "polêmicas".


E, nesse caso, nem acho que essa é uma tendência super polêmica não! Mas não podemos negar que o marrom já carrega um monte de significado ruim pra muita gente: de cor meio morta, apagada, que não valoriza... o que é uma grande baboseira se pensado de modo geral, mas que tudo bem num âmbito individual: você pode achar isso da cor, não usar e tudo bem.


É sempre bacana tirar a tendência do lugar da tendência


Fazer essa separação é importante porque o marrom não é a cor mais queridinha de todo mundo. Então assim: quando deixar de ser tendência ainda vai fazer sentido? Você acha que vai conseguir usando mesmo sem ter um moooonte de gente usando?


Porque tem dois lados: o não-aguento-mais tá todo mundo usando e o tá todo mundo usando, então tenho segurança pra usar também e não destoar.


Analisar se essa cor funciona no guarda-roupa também é excelente! Eu sou amante do monocromático, por exemplo, e do menos contrastado possível. Pensando nisso um tom de marrom que destoa muito dos tons que eu já tenho não seria muito bem-vindo.


Não existe só um marrom!


Pensar nisso é entender que tem o marrom que a gente imagina logo quando fecha o olho e, além dele, tem mais um moooooonte de marrom por aí: mais claro, mais escuro, mais opaco, mais brilhante, de tecido mais leve, mais estruturado. Tem também um monte de tons terrosos que vem junto com ele!


Entender essa presença do marrom para além do só-marrom é bacana demais. Talvez um sapato, um acessório ou um begezinho podem fazer muito sentido pra você!


Pra mim, esse é o maior ganho com tendências!


Saber que elas abrem um universo novo e sugestivo. Tipo "toma gente, o marrom, façam bom uso". Aí, no meio disso - e de um monte de gente - ele se reinventa, toma novos significados e usos, cria novas narrativas e faz sentido nos diversos sentidos que ele pode fazer.



Imagens retiradas do Pinterest.


E aí, vai aderir ao marrom? Ou já gosta e usa a muito tempo? Me conta por aqui, vou adorar saber! Beijos!

bottom of page